Equipe Médica e Multiprofissional que participou da primeira cirurgia robótica.
O ICC, por meio do Hospital Haroldo Juaçaba, maior complexo hospitalar em oncologia do Norte e Nordeste, realizou, na última segunda-feira (21), a primeira cirurgia robótica em benefício aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com o uso de uma plataforma robótica da Vinci Surgical System, considerada a de maior reconhecimento na medicina internacional. Com o feito inédito, o ICC consolida seu pioneirismo e papel de vanguarda na inovação médica e reafirma o seu compromisso em oferecer tratamentos de ponta para seus pacientes e democratizar o acesso a procedimentos mais eficazes e menos invasivos.
Referência internacional no cuidado oncológico há 80 anos, o ICC une, mais uma vez, os avanços das inovações tecnológicas na saúde e o que há de mais moderno na medicina, ao cuidado integral, humanizado e com foco nos pacientes, pautando sua atuação em benefício de todos eles e da sociedade, trabalhando para mitigar determinantes sociais que causam assimetrias assistenciais.
“O ICC acredita e aposta na tecnologia, mas não a que fica somente para um pequeno número de pessoas, e sim aquela que alcança toda a sociedade. O papel do ICC é trazer aquilo que está na fronteira do conhecimento, na mais alta tecnologia, e disponibilizar isso para aqueles que de fato necessitam”, afirma Alberto Fiúza, diretor administrativo da instituição.
Alberto Fiúza, Diretor Administrativo da instituição.
Pioneirismo em múltiplas frentes de cuidado oncológico
A introdução do novo equipamento, que oferece alto desempenho na ressecção de tumores, minimiza os efeitos colaterais e reduz o tempo de internação hospitalar, representa um avanço significativo no cuidado dos pacientes do ICC. A instituição é pioneira em várias áreas, como a radiocirurgia estereotáxica, que aplica radiação com precisão para preservar os tecidos adjacentes, e possui um dos maiores parques de radioterapia do Brasil, destacando-se em número de atendimentos. Além disso, o ICC é líder no uso da oncogenética e da biologia molecular para desenvolver estratégias de prevenção e reduzir o risco de desenvolvimento de tumores, atendendo à crescente demanda por tratamentos mais eficazes e personalizados no combate ao câncer.
“Nosso objetivo com essa iniciativa não é apenas trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o tratamento do câncer, capacitando nossa equipe para realizar procedimentos complexos com a precisão e segurança que a cirurgia robótica oferece, mas também garantir que a população tenha acesso a esse tipo de inovação, que antes era restrita a poucos centros de excelência”, afirma o CEO do Grupo ICC, Caio Juaçaba.
Caio Juaçaba, CEO do Grupo ICC.
Sucesso na estreia da plataforma de cirurgia robótica na instituição
A estreia da plataforma de cirurgia robótica no ICC foi marcada por uma cirurgia de Prostatectomia Radical Laparoscópica Robô Assistida associada à Linfadenectomia Estendida. O paciente Antônio Braga, de 70 anos, natural de Fortaleza e diagnosticado com câncer de próstata, foi o primeiro paciente a ser submetido à técnica no ICC. “Me senti aliviado em saber que faria meu tratamento no ICC. Foi tudo muito rápido, já estou indo pra casa feliz da vida! Quando eu soube que ia fazer a primeira cirurgia robótica me senti seguro e feliz, porque uma equipe completa cuidou de mim. Quero agradecer ao Dr. Ítalo Sampaio que me encaminhou pra cirurgia e também ao Dr. Emanuel que fez minha cirurgia, que Deus abençoe a todos.” O Sr. Antônio recebeu alta logo no dia seguinte à cirurgia.
Antônio Braga, primeiro paciente a passar por cirurgia Robótica.
Emanuel Veras, urologista do Hospital Haroldo Juaçaba e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do ICC, foi o responsável por liderar a equipe cirúrgica nesta ocasião histórica. Ao lado dele, estavam presentes os urologistas Gabriel Oliveira e Diego Capibaribe.
Dr Gabriel Oliveira, Médico Urologista, Dr Emanuel Veras, Médico Urologista, Dr Leandro Lacerda, Médico Mastologista e Dr Diego Capibaribe, Médico Urologista.
Capacitação médica
Além da inovação tecnológica, o Programa de Cirurgia Robótica do ICC visa capacitar equipes médicas e multidisciplinares, além de promover o avanço da prática cirúrgica minimamente invasiva. “Por ser também um centro de formação e capacitação para profissionais de saúde, o ICC visa disseminar o treinamento em cirurgia robótica, assim, democratizando o treinamento e o acesso a essa nova tecnologia, sendo um ganho para a medicina brasileira.”, conclui Veras.
O equipamento também será utilizado em uma ampla gama de procedimentos, incluindo cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de rim e bexiga, além de cirurgias ginecológicas, torácicas, de cabeça e pescoço, e abdominais. Com essa iniciativa, o ICC não apenas eleva o padrão de atendimento médico na região, mas também se consolida como um centro de excelência em ensino e pesquisa. A instituição está comprometida em formar novos especialistas e fomentar a pesquisa científica, garantindo que os avanços tecnológicos sejam continuamente integrados à prática clínica e disseminados por todo o Brasil.