Destaques/Notícias

ICC é única instituição do Norte-Nordeste com projeto aprovado pelo Pronon


Criado em: 1:51pm 30 de December de 2020 | Atualizado em: 1:51pm 30 de December de 2020

O ICC foi a única instituição do Norte-Nordeste a aprovar um de apenas 11 projetos de pesquisa clínica contemplados pelo Pronon em todo o Brasil no ano de 2020. Com a captação de recursos, os pacientes suspeitos de serem portadores de síndromes hereditárias de predisposição ao câncer serão beneficiados com os avanços da medicina preditiva para diagnóstico de tumores 

O ICC teve projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que permite às empresas destinarem até 1% do Imposto de Renda devido para projetos de entidades filantrópicas oncológicas. Sendo a única Instituição no Norte-Nordeste a conseguira aprovação de mérito técnico e  o aval para captar os recursos dessas empresas, o ICC participou do edital ao lado de outros grandes centros de pesquisa do país como o Hospital Albert Einstein e o Hospital de Barretos.

Sempre investindo em pesquisas e inovação, o ICC participa em diferentes pesquisas de estudo e coopera com renomadas instituições de pesquisa. A essência inovadora do ICC o fez referência em incorporar práticas modernas e transformadoras à área da saúde, como a medicina preditiva por meio da genética e do uso de inteligência artificial como o Watson Health, plataforma que aliada à expertise médica promove as melhores soluções terapêuticas, em parceria com a IBM

Conforme Dra. Isabelle Fernandes, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular e Genética do Hospital Haroldo Juaçaba, por meio do projeto será realizado mapeamento genético dos pacientes suspeitos de portarem síndromes hereditárias de predisposição ao câncer. Essa informação permitirá entender o risco deles serem portadores de mutação de risco para o desenvolvimento de tumores hereditários como no caso da síndrome de câncer de mama e ovário ou da síndrome de Lynch, além de facilitar a elaboração de estratégias para um diagnóstico precoce ou até mesmo a fim de evitar o câncer. Os valores referentes ao projeto serão investidos em insumos, equipamentos modernos e contratação de profissionais para ampliação da equipe de pesquisa, tudo isso para reforçar o propósito do Grupo em fazer o bem e promover as melhores soluções de saúde conectando entes da saúde, superando a expectativa dos clientes, com o melhor uso dos recursos e responsabilidade social.

Após a fase de captação, a instituição receberá os recursos de grandes empresas, dando início à fase de execução.  O ICC foi contemplado de modo favorável, ficando entre as instituições com maiores valores captados. Posteriormente serão informados os investimentos. Fique atento aos nossos canais de comunicação para acompanhar as novidades sobre o Grupo ICC.


Confira a lista dos projetos contemplados pelo PRONON:


PRONON - Pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais
INSTITUIÇÃO CONTEMPLADA
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA DO HCFMRP-USP.
CENTRO INFANTIL DE INVESTIGAÇÕES HEMATOLÓGICAS DR. DOMINGOS A. BOLDRINI.
FUNDAÇÃO PIO XII.
FIOTEC - FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE.
INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ.
CENTRO INFANTIL DE INVESTIGAÇÕES HEMATOLÓGICAS DR. DOMINGOS A. BOLDRINI.
IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE
SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN.
FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA.
 FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO.
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Tabela conforme ordem de valores recebidos por instituição


Ler tudo

Qual a receita de uma live incrível depois de tantas lives nessa pandemia?


Criado em: 8:38am 21 de December de 2020 | Atualizado em: 8:38am 21 de December de 2020
Imagine realizar um evento para mais de 2.000 pessoas, em 3 estados diferentes (CE, RN, RJ), que já estavam acostumadas com uma festa presencial. Imagine a expectativa dessas pessoas e como seria grande o desafio de fazer uma live que fugisse do padrão daquelas realizadas durante a pandemia: muito longas, cansativas, sem nada que atraísse a atenção do começo ao fim e sem a participação dos espectadores. Imaginou? Esse foi o desafio do ICC:  realizar um momento de muita alegria e bastante interação para superar as expectativas das pessoas.
A live "Juntos em casa" foi gravada no Shopping RioMar Fortaleza, aconteceu dia 11/12 e foi transmitida pelo Youtube do ICC. Contou com 9.832 visualizações, 9.735 mensagens no chat, a participação simultânea de 1.178 espectadores. A apresentação do evento ficou por conta do comediante Haroldo Guimarães que deixou o evento mais descontraído, quebrando a formalidade de um evento corporativo e trazendo uma nova roupagem e dinâmica para o formato de live. Pensando nos colaboradores da Região Nordeste, trouxemos a banda de forró Mastruz com leite, pois é tradicional no estado, está presente nos maiores eventos regionais e faz parte da memória musical dos cearenses. E para representar os colaboradores do Sudeste, o cantor sertanejo Michael Wesley, pensando nos colaboradores de outras regiões, respeitando as particularidades de outros estados. Além das atrações musicais o evento contou com interações ao vivo onde os participantes ganhavam prêmios instantâneos e também concorriam a sorteios no palco. Foram sorteados mais de 150 prêmios, sendo boa parte desses sorteada e entregue na casa do colaborador durante a live. 


Interações ao vivo
A receita para essa live incrível foi criar um ambiente participativo onde os colaboradores, da sua residência, puderam interagir com colaboradores de todas as unidades. Essa super festa permitiu a participação ao vivo de colaboradores que, por conta da pandemia, não puderam estar presentes. Cada instante era de comemoração, alegria e sentimento de união. 
Um dos pontos altos da Live e que deu brilho e mais dinâmica ao evento foi a interação dos colaboradores ao vivo, que apareciam na tela da live. Assim foi possível interagir, compartilhar a animação e convidar a família dos colaboradores a também fazerem parte da festa.
Para esse evento utilizamos nossa rede social corporativa, um ambiente de interação entre os colaboradores das 6 empesas do grupo, em que cada um podia postar fotos, curtir e comentar os posts dos amigos. Por meio dessa rede os colaboradores interagiam postando fotos, respondendo a enquetes que aconteceram em vários momentos durante a live. As interações geraram prêmios que eram recebidos instantaneamente.
Para manter o clima sempre animado também eram realizados sorteios no palco. Nos prêmios da urna, dezenas de colaboradores foram contemplados com TV's, geladeiras, fogões, aspiradores de pó, fritadeiras, micro-ondas, smartphones, um verdadeiro show de prêmios, interatividade e de integração entre as empresas do Grupo ICC.
E aproveitando os benefícios do evento digital, ao fim da festa foi possível avaliar o evento por meio de uma pesquisa de satisfação. Os resultados demonstraram que superamos o desafio de realizar uma live num cenário de pandemia, integrando os colaboradores de um modo único, permitindo que todos se sentissem dentro do evento, reforçando os valores e conquistas do Grupo ICC. 













Ler tudo

Hospital Haroldo Juaçaba completa 21 anos nessa quinta


Criado em: 9:26am 26 de November de 2020 | Atualizado em: 9:26am 26 de November de 2020

O Hospital Haroldo Juaçaba(HJ), uma das 6 empresas do Grupo ICC, completa 21 anos nessa quinta. Foi oficialmente inaugurado em 26 de novembro de 1999, ainda com o nome de Hospital do câncer. Apesar de inicialmente ter o foco na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, o Hospital foi ampliando sua área de atuação ao longo dos anos. Em 2011 recebeu o nome Haroldo Juaçaba em homenagem a um dos médicos fundadores do Instituto do Câncer do Ceará(ICC).

Na especialidade oncológica, além de possuir o terceiro maior parque de radioterapia do Brasil, o HJ dispõe de uma equipe multiprofissional para acompanhar o paciente oncológico, unidade de intercorrência oncológica 24h e todo o cuidado necessário antes e durante o tratamento. O paciente também é acolhido por meio dos grupos de apoio como o Bem viver, que é organizado por psicólogo e assistente social e ocorre uma vez por mês com o objetivo de estimular o compartilhamento de histórias em rodas de diálogo. No HJ o paciente encontra tecnologias como o Watson for Oncology que é utilizada de modo integrado ao trabalho dos médicos na busca pela melhor solução terapêutica para cada caso.

O jeito humanizado e a forma humanizada de cuidar do paciente e ter essa visão integral é própria do ICC. O HJ carrega esse DNA e oferece um cuidado completo em mais de 30 especialidades.

Possui no mesmo prédio um Centro de Diagnóstico, Centro oncológico, Centro de Vídeo Diagnóstico, Centro de Especialidades e Laboratórios de Análises Clínicas, Patológicas, além do Laboratório de Biologia Molecular e Genética, o primeiro do Nordeste. É um complexo de possibilidades. Nesses 21 anos o HJ tem expandido sua atuação a fim de proporcionar mais saúde, mais cuidado para as pessoas, levando a expertise da oncologia para outras especialidades. É um hospital feito de pessoas para pessoas.

Ler tudo

ICC BioLabs participa de evento de inovação em parceria com universidade


Criado em: 1:34pm 12 de November de 2020 | Atualizado em: 1:34pm 12 de November de 2020

O ICC BioLabs é uma das seis empresas do Grupo ICC e o maior complexo de inovação de saúde do Brasil, com o objetivo de conectar pessoas e inspirá-las a desenvolverem tecnologias e soluções para o mercado da saúde. Tendo o intuito de inspirar pessoas e levar um pouco do DNA de inovação do ICC para outras instituições, Marina Lecas, Gerente do ICC BioLabs, participou no final de outubro do evento Inspira Unifametro e fez parte de uma comissão que avaliou projetos de inovação.

Saiba mais sobre o ICC BioLabs:

Instagram: https://www.instagram.com/iccbiolabs/

Facebook: http://www.facebook.com/iccbiolabs

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/icc-biolabs/


Ler tudo

Laboratório de Biologia Molecular e Genética HJ presente no San Antonio Breast Cancer Symposium


Criado em: 1:56pm 5 de November de 2020 | Atualizado em: 1:56pm 5 de November de 2020

O Hospital Haroldo Juaçaba, uma das empresas do Grupo ICC, será representado no San Antonio Breast Cancer Symposium, um dos maiores eventos oncológicos do mundo que reúne os principais nomes da oncologia internacional em mama e traz as novidades sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A Dra. Isabelle Fernandes, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular e Genética HJ, participará do evento que esse ano ocorre on-line de 8 a 11 de dezembro, transmitido a partir do Texas, Estados Unidos.


Durante o evento, Dra. Isabelle apresentará 3 artigos que foram aprovados pela Cancer Research, revista científica internacional: Oncogenetic caracterization and imunohistochemistry patterns of male cancer breast diagnosticated in Haroldo Juaçaba Hospital, Northeast of Brazil; o artigo Hereditary breast and ovarian cancer syndrome (HBOC) diagnosis impacts more the life quality; e o artigo PMS1 gene: a new risk-mutation description?


O Laboratório de Biologia Molecular do Grupo ICC é um polo de tecnologia do Grupo ICC que atua na assistência ao paciente com câncer e na pesquisa científica, identificando não apenas genes relacionados ao câncer e mutações que possam ser tratadas terapeuticamente, mas também doenças hereditárias. O Laboratório também oferece à sociedade exames de análise de mutações somáticas como o EGFR, KRAS e BRAF, que podem sugerir as terapias-alvo específicas para serem utilizadas no câncer de pulmão, colorretal ou melanoma metastático, aumentando as chances de sucesso no tratamento.


Saiba mais sobre o evento: https://www.sabcs.org/


Ler tudo

Grupo ICC homenageia Médicos


Criado em: 10:18am 19 de October de 2020 | Atualizado em: 10:18am 19 de October de 2020

Na manhã do dia 16 de outubro, o Grupo ICC recebeu os médicos para um café da manhã de congraçamento. Após o café, foi conduzida uma solenidade no Auditório Lúcio Alcântara do sexto andar do Anexo I do ICC.

O evento foi aberto pelo Presidente Dr. Lúcio Alcântara, que falou sobre o andamento das atividades atuais do ICC, na vigência da pandemia por Covid-19, e os desafios que virão, em função dos compromissos assumidos pelas unidades operacionais, como: Hospital Haroldo Juaçaba, Faculdade Rodolfo Teófilo, LIV Saúde, Hospital Santa Cecília (RJ), ICC BioLabs e Casa Vida.

Em seguida, usou da palavra o Superintendente Clínico Dr. Reginaldo Costa, dirigindo-se especificamente aos médicos da instituição ao ensejo do Dia do Médico, data celebrada em 18 de outubro, ao tempo em que os convidou para uma reunião administrativa do corpo clínico a ter lugar na sexta-feira vindoura.

Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de funcionários enaltecendo alguns dos médicos do ICC, reconhecendo neles os seus valores éticos, humanos e profissionais.

O ponto alto da comemoração foi a entrega do troféu “Construindo Uma História Juntos”, alusivo à passagem do Dia do Médico de 2020, concedido aos médicos com mais de 20 anos de atuação nessa instituição filantrópica cearense devotada notadamente ao controle do câncer.

Sendo o mais antigo colaborador da casa, na qual ingressei como estagiário em novembro de 1974, ainda como acadêmico de Medicina, e catapultado a médico em janeiro de 1975, fui, por força da antiguidade, um dos homenageados com o recebimento do mencionado troféu.

Dentre os homenageados com troféus, figuraram profissionais de longo tempo de inserção no ICC, a exemplo da Dra. Lúcia Alcântara, admitida como radioterapeuta em janeiro de 1975, portanto, hierarquicamente, a que tem mais tempo de serviço médico, e de outros colegas cuja vinculação antecedeu à inauguração Hospital Haroldo Juaçaba, como os Drs. Marcos Venício Alves Lima, Sérgio Juaçaba, Paulo Silva, Conceição Aparecida Campos, Maria de Jesus Andrade, Lúcio Flávio Silva, Vicente Augusto Oliveira, Ricardo Juaçaba, Roberto de Castro, Marcos Vieira, Ricardo Lincoln Gondim.

Foi gratificante ver que, no rol os veteranos homenageados, já constavam colegas que fizeram parte do quadro seminal de estagiários de 1999 e 2000, quando do início de operações do então chamado Hospital do Câncer.


Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico do Instituto do Câncer do Cear


Texto com adaptações

Ler tudo

Grupo ICC lança edital para a Residência Multiprofissional 2021


Criado em: 4:44pm 14 de October de 2020 | Atualizado em: 4:44pm 14 de October de 2020
O Grupo ICC publicou o edital para a prova de Residência Multiprofissional em Cancerologia 2021 no Hospital Haroldo Juaçaba. São oferecidas 4 vagas por núcleo profissional: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Os interessados devem se inscrever entre 13/10/2020 e 13/11/2020 por meio do site do Hospital Haroldo Juaçaba.

A documentação exigida para solicitação de inscrição deve ser enviada por e-mail para processoseletivoresmulti@icc.org.br num arquivo único de PDF.
A taxa de inscrição é de R$ 250. A bolsa de estudo é de R$ 3.330,43, concedida pelo Ministério da Saúde. A seleção será composta por prova escrita (a ser realizada no dia 06 de dezembro de 2020, a partir de 8h) e por análise curricular (entre 15 e 17 de dezembro de 2020), além da entrevista que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2021.

O resultado final deve ser publicado no dia 18 de janeiro de 2021.
Acesse www.haroldojuacaba.com.br/residencia-multiprofissional para ler o edital completo e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

CALENDÁRIO
13/10 a 13/11/2020: Inscrições
18/11 a 20/11: homologação preliminar e a definitiva das inscrições
06/12/2020: prova escrita
15 a 17/12: análise curricular
21/12/2020: prazo para pedido de recursos do resultado de análise curricular padronizada
04/01 a 06/01/2021: entrevistas
14/01/2021: resultado preliminar das entrevistas
18/01/2021: resultado da nota final e classificação dos candidatos
22 a 24/02/2021: matrículas


Ler tudo

LIV Saúde inaugura unidades no Rio de Janeiro


Criado em: 3:07pm 7 de October de 2020 | Atualizado em: 3:07pm 7 de October de 2020

A LIV Saúde inaugurou no dia 01 de outubro 4 unidades que ampliarão o atendimento em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, somando forças ao Hospital Santa Cecília, empresa do Grupo ICC. Foram inaugurados um Núcleo de Especialidades em saúde e tratamento(NEST) em Barra Mansa, um Núcleo Kids em Retiro, o Centro de Especialidades Santa Cecília e a Clínica de Suporte. Juntas as unidades têm capacidade de até 70 mil atendimentos por mês, considerando a rede própria e credenciada,  e somam mais de 13.000 metros quadrados de áreas construídas.

Pensando no melhor para os pacientes, a LIV Saúde adquiriu equipamentos de última geração para a rede própria. A LIV utiliza o Watson Health, uma inteligência artificial da IBM que analisa o histórico médico do paciente e sugere opções de tratamento levando em conta evidências científicas. Com isso, o diagnóstico é ainda mais assertivo, trazendo segurança e soluções eficazes para o paciente. 

 

Centros de atendimento em locais estratégicos  

Os beneficiários LIV contam agora com Centro construídos em locais próximos e pensados para oferecer mais comodidade. O Centro de Especialidades Santa Cecília localiza-se na Rua 41C na Vila Santa Cecília e oferece diversas especialidades e realização de exames. Já a Clínica de Suporte da LIV está bem próxima, na Rua 33 e dispõe de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutricionista e terapeuta ocupacional.

 O bairro Retiro em Volta Redonda e a cidade de Barra Mansa receberam Núcleos de Especialidades em Saúde e Tratamento, que são unidades de atendimento formadas pela integração do Centro de Especialidades, Clínica de Suporte e Pronto Atendimento. Os beneficiários encontrarão atendimento clínico, multiprofissional e de urgência em apenas um local.

  

Mais um Núcleo em Barra do Piraí

A LIV Saúde também inaugurará no dia 08 de outubro o Núcleo de Especialidades em Saúde e Tratamento na Barra do Piraí, unidade com capacidade de mais de 10 mil atendimentos por mês. Os beneficiários contarão com consultas de emergência, consultas eletivas, exames e procedimentos.



Ler tudo

Campanha Outubro Rosa 2020 do ICC tem parceria com influencers


Criado em: 8:23pm 1 de October de 2020 | Atualizado em: 8:23pm 1 de October de 2020

A Campanha do Outubro Rosa 2020 do Grupo ICC ganha um reforço especial: cerca de 30 digital influencers estão realizando ação de divulgação e apoio à campanha em suas redes sociais, a fim de promover a importância da prevenção do câncer de mama. Nesse 1º de Outubro que marca o início da Campanha, as influencers estão postando fotos em seus perfis, usando a camisa rosa da Campanha do Grupo ICC e estimulando os exames preventivos, a consulta com um mastologista e demais profissionais responsáveis pela prevenção.

O Hospital Haroldo Juaçaba, um dos negócios do ICC com mais de 30 especialidades médicas, é referência nacional em oncologia e atua há mais de 20 anos em favor da vida. Nesse Outubro Rosa, o Grupo ICC convida todas as mulheres a esse ato de amor próprio, pois em questão de saúde toda hora é perfeita para um gesto de amor. Ajude também a divulgar a prevenção, a procura por um especialista, e a lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Ler tudo

Grupo ICC lança novo site institucional


Criado em: 8:22pm 1 de October de 2020 | Atualizado em: 8:22pm 1 de October de 2020

O Grupo ICC lança novo site institucional para promover as suas 6 frentes de atuação: Hospital Haroldo Juaçaba, Hospital Santa Cecília, LIV Saúde, Faculdade Rodolfo Teófilo, ICC BioLabs e Casa Vida. O novo site possui design moderno e conteúdo responsivo para proporcionar uma melhor experiência do usuário. Você encontra informações completas sobre cada negócio, aprende mais sobre a história do ICC, as ações de responsabilidade social e confere as notícias e vagas de emprego mais recentes.

Ler tudo

ICC recebe Trainees 2020


Criado em: 8:21pm 1 de October de 2020 | Atualizado em: 8:21pm 1 de October de 2020

O Trainee ICC é um programa criado em 2017 pelo Grupo ICC para atrair e desenvolver novos talentos, formar os trainees para serem líderes em áreas estratégicas do Instituto, com foco no resultado e preparados para o mercado da saúde. Na 4ª edição do programa, o ICC recebe os 5 Trainees que se inscreveram até maio e foram aprovados nas 4 etapas de seleção. São jovens no fim da graduação ou recém-formados que irão atuar por dezoito meses nas áreas de Negócios, LIV Saúde, Operacional, Faturamento e Projetos.

Conheça os Trainees