Destaques/Notícias

ICC comemora 52 anos da Casa Vida


Criado em: 12:46pm 10 de May de 2022 | Atualizado em: 12:46pm 10 de May de 2022

O ICC celebra nesta terça, 10/05/22, os 52 anos da Casa Vida, seu braço de responsabilidade social.  A Casa oferece desde a década de 70 muito cuidado, suporte emocional e ações visando o bem-estar e acolhimento dos pacientes oncológicos do Hospital Haroldo Juaçaba. Muitos desses pacientes são do interior do Estado, não possuem família em Fortaleza e, não fosse a Casa Vida, precisariam se deslocar diariamente do município até a capital. Porém a Casa cuida desses pacientes, dando abrigo, hospedagem ao paciente e a um acompanhante, além de 6 refeições diárias, suporte nutricional, psicológico, kits de higiene pessoal para aqueles que se hospedam e não tem recursos, além de proporcionar programas e ações de suporte emocional como o Grupo Guerreiros ICC (encontro de ex-pacientes e pacientes para apoio mútuo e atividades), Banco de perucas (doação a mulheres, para aumento da autoestima), Projeto Vida (doação de próteses mamárias de tecido e lingerie), entre outras ações.

Deixe nos comentários a sua mensagem de carinho para todos que fazem a Casa Vida.

Ler tudo

Doar por amor faz bem


Criado em: 9:21am 4 de May de 2022 | Atualizado em: 9:21am 4 de May de 2022

A Casa Vida, fundada em 1970, acolhe pacientes que estão em tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba. Principalmente pacientes vindos do interior do Estado e que não têm familiares na capital, nem onde se hospedar. Muito mais que uma casa de apoio, além da hospedagem e das 6 refeições diárias para paciente e acompanhante, oferece gratuitamente produtos de higiene como escova dental, toalhas, sabonetes, lençois para os pacientes que não têm condições de adquirir.

Proporciona todo o cuidado e suporte emocional que os pacientes oncológicos precisam, seja por meio de programas como a oficina de automaquiagem para mulheres, com o objetivo de elevar a autoestima, -inclusive com direito a um lindo kit com produtos nacionais e internacionais-, ou o Programa Banco de perucas, que distribui gratuitamente perucas a pacientes do HJ, de acordo com um cadastro e agendamento prévio. Pensando nas mulheres que precisaram realizar a mastectomia, a Casa Vida também oferece próteses mamárias de tecido, por meio do Projeto Vida.

Os pacientes também são acolhidos por meio do Grupo Guerreiros ICC, formado por ex-pacientes que já passaram por todas as etapas de tratamento e por mulheres que estão iniciando a quimio ou radioterapia. Nos encontros mensais elas se ajudam, conversam sobre os desafios do tratamento, compartilham experiências e ainda recebem suporte de um psicólogo do Hospital Haroldo Juaçaba.

É verdade que os pacientes muitas vezes ficam meses longe da família para realizarem o tratamento e, sabendo dessa demora e do tempo que precisa ser preenchido, a Casa Vida proporciona diversas oficinas, inclusive de artesanato, pensando não só na distração, mas principalmente na capacitação profissional para que o paciente possa voltar para sua casa com uma atividade que ajude a complementar a renda.

Essas e outras ações só são possíveis porque a Casa Vida recebe doações de pessoas com um coração que faz o bem. Você também pode fazer parte dessa família. Pensando em continuar cuidando dos pacientes que tanto precisam estamos realizando a campanha "Doar por amor faz bem". Você pode participar doando toalhas de banho e lençóis".


Como doar?

Leve as toalhas e lençóis até a Casa Vida, no endereço Rua Papi Júnior, 1000 - De segunda à sexta, de 8h às 16h.

Você também pode doar de outras formas, caso queira: