Criado em: 10:32am 18 de February de 2022 | Atualizado em: 10:32am 18 de February de 2022

Se você tem vontade de empreender, confira as dicas de Mário Lima, Mentor do ICC Biolabs em projetos ágeis. Ele dá 5 dicas práticas para quem quer investir na área da saúde neste ano de 2022:


1 – Vá “pra rua” e ouça as dores do mercado da saúde;

O mercado da saúde é enorme, com pacientes, médicos, profissionais da saúde, profissionais de suporte que exalam problemas não resolvidos e necessidades não atendidas. Estar perto dessas pessoas, observar suas rotinas, ouvir seus anseios pode ser uma excelente fonte de inspiração.

2 – Verifique se essas dores acometem uma parcela significativa de uma população;

Saber o potencial de um mercado antes de entrar nele ajuda a verificar a escalabilidade de um possível negócio. Empreender para mercados pequenos é um desafio enorme, pois põe em risco a capacidade financeira de uma empresa, salvo nos casos direcionados para a classe de alto luxo. Portanto, use e abuse das pesquisas em toda a sua rede de contatos.

3 – Inspire-se nas tendências tecnológicas para conseguir chegar a alguma solução;

As tecnologias são grandes fontes de necessidade de outras tecnologias de suporte. Portanto, é interessante estar atento às tendências do mercado para construir as hipóteses de soluções de problema. As tendências mais pungentes atualmente são:

Prontuários Eletrônicos Integrados (apesar de assunto antigo, ainda não é tão acessível); Ciência de Dados na saúde (para predição de doenças, detecção de padrões e insights para fins assistenciais e terapêuticos); Inteligência Artificial (para diagnóstico e tomada de decisão por médicos para escolha da melhor solução terapêutica); Telemedicina; Robótica (tanto cirúrgica quanto automação de processos repetitivos feitos por humanos); Realidade Aumentada, Virtual e Híbrida (Para fins educacionais, diagnósticos e cirúrgicos); Wearables (para monitoramento de pacientes); Marketing Digital de Conteúdo.

4 – Experimente e aprenda com os insights;

O jogo do empreendedorismo é ganho por quem faz, erra e ajusta a rota aprendendo com os insights e feedbacks colhidos durante a jornada. Teste incessantemente suas hipóteses e colete o máximo de informações de maneira iterativa. Verifique se seu público está disposto a pagar pela solução que você criou.

5 – Traga suas ideias para o ICC Biolabs e acelere seu negócio no melhor hub de inovação do Nordeste

Sem dúvidas, podemos ajudar você a alavancar seu negócio dispondo de um ecossistema único na saúde e uma rede de mentores que vão te ajudar a decolar.