O Instituto do Câncer do Ceará (ICC), representado pelos médicos oncologistas Dr. João Paulo Holanda Soares e Dra. Marcela Fernandes Monteiro, participou no mês de junho, da 60ª edição da ASCO 2024, promovido pela American Society of Clinical Oncology, o maior congresso internacional de oncologia.
Durante o evento, o Dr. João Paulo apresentou um protocolo de tratamento que apresenta maiores chances de sobrevida para os pacientes de câncer de pênis. O projeto nomeado como HERCULES – LACOG 0218 – estudo 100% brasileiro também sobre câncer de pênis, do qual Dr. João Paulo também é autor. A pesquisa começou a ser desenvolvida no Brasil em 2020 e foi conduzida em 11 centros de pesquisa brasileiros, que avaliou a imunoterapia associada à quimioterapia em pacientes com câncer de pênis avançado.
O sucesso deste estudo prova que investir em pesquisas clínicas e inovação para todos traz resultados significativos, beneficiando tanto os pacientes diretamente envolvidos quanto a comunidade global. Os resultados deste estudo prometem mudar o protocolo de tratamento do câncer de pênis em território nacional e mundial.
O Brasil é o país com maior incidência de câncer de pênis no mundo, e o Nordeste é uma das regiões do país com maior incidência da doença. Os resultados deste estudo prometem mudar o protocolo de tratamento do câncer de pênis em território nacional e mundial.
Investir em estudo e pesquisas como está é fundamental para a evolução contínua da medicina oncológica. Esses esforços não apenas oferecem novas esperanças aos pacientes atualmente em tratamento, mas também abrem caminho para futuras descobertas que podem beneficiar milhares de pessoas em tratamento oncológico.
Há 80 anos, o ICC é reconhecido pela excelência em oncologia e por liderar iniciativas que impactam significativamente o combate ao câncer. Além de buscar constantemente avanços científicos, o ICC traz solidificado em seus valores, atendimento humanizado em busca de oferecer não só assistência médica, como maior qualidade de vida para seus pacientes.