Blog

ICC realiza XIII Encontro Anual do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

13 de setembro de 2024

ICC reafirma compromisso com o ensino e pesquisa durante XIII Encontro Anual do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Na última sexta-feira ,06, o ICC realizou o XIII Encontro Anual do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). O PIBIC é um programa ofertado anualmente que disponibiliza bolsas fomentadas pelo próprio ICC e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para que alunos de graduação na área da saúde possam executar pesquisas científicas de alto padrão na área de oncologia.

O evento finaliza o ciclo de um ano de pesquisas nas quais tiveram como campo de pesquisa o Hospital Haroldo Juaçaba. Os alunos apresentaram seus resultados publicamente e foram avaliados por uma banca avaliadora composta, em sua maioria, por professores doutores que fazem parte do Programa de Mestrado em Oncologia do ICC.

No evento deste ano os seguintes trabalhos foram premiados:
1º Lugar: “Análise comparativa da incidência e dos fatores de risco a osteonecrose dos maxilares induzida por ácido zoledrônico ou denosubame: um estudo observacional, longitudinal e retrospectivo guiado por strobe” de autoria de Giulianna Aparecida Vieira Barreto sob orientação do Prof. Dr. Paulo Goberlânio de Barros Silva.
2º Lugar: “Caracterização da imuno-expressão da alfa-actina do músculo liso e sua influência no prognóstico de carcinomas adenóides císticos” de autoria de Mikaele Zizuino da Silva sob orientação do Prof. Dr. Fabrício Bitu Sousa.
3º Lugar: “Estudo da associação entre os níveis séricos de IL-18BP e a resposta patológica completa após quimioterapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama e síndrome metabólica” de autoria de Laura Guimarães Franco da Silva sob orientação da Profa. Dra. Deysi Viviana Tenazoa Wong.

Há mais de 13 anos o Grupo ICC incentiva a introdução de alunos de graduação no ramo científico com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para que alunos de graduação na área da saúde possam executar pesquisas científicas de alto padrão na área de oncologia. Muitos dos nossos estudantes ingressaram em Programas de Pós-Graduação como reflexo desse processo.